O quarto chakra (chakra cardíaco) situa-se diretamente sobre o coração e os pulmões. Ele está associado às questões e expressões emocionais e aos relacionamentos que envolvem amor. Estas emoções incluem amor romântico (entre amantes), amor familiar e amor próprio. A necessidade de amor em nossa vida não pode ser subestimada. Para algumas pessoas a ausência de amor pode ser a diferença ente contrair um resfriado leve ou desenvolver uma doença grave.
A falta de amor parental no início da vida pode prejudicar a capacidade de amar os outros ou a si mesmo. Já o "amor sufocante" por parte de um dos pais pode prejudicar a saúde e o desenvolvimento psicológico de uma criança. Esse amor super protetor pode contribuir para o surgimento de crises em diversos casos de asma infantil.
O chakra do coração também é influenciado por ódio, ressentimento e amargura em relação às outras pessoas, exatamente o oposto do amor. Mesmo quando o fluxo de amor fica bloqueado pelas expressões emocionais negativas, ainda assim existe uma poderosa fonte interior de cura para o coração. Essa fonte de cura muitas vezes pode ser encontrada em expressões de perdão para com aqueles cujos atos geraram amargura e ressentimento.
Questões do pesar e da solidão também podem ser fortemente influenciadas pelo centro do coração. O luto persistente e a depressão crônica subseqüentes a uma grande perda podem contribuir para o desenvolvimento do câncer, porque a depressão tem o poder de enfraquecer o sistema imunológico.
Precisamos perdoar a nós mesmos pelos erros cometidos no passado, por nossas falhas e por nossos fracassos e, ao mesmo tempo, dar crédito a nós mesmos pelas boas coisas que realizamos em nossa vida. O amor e o perdão são as forças curativas que removem os bloqueios de energia criados no chakra do coração pela amargura, ressentimento, raiva e desgosto.
Comentários:
Postar um comentário