terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Exercício 3 - Manifestações no corpo

  Se você tem dificuldade de sentir suas emoções, comece a sentir seu corpo. O que ocorre no seu corpo é um reflexo da sua mente. Então sinta-o lá no fundo, preste atenção nele. Sinta a emoção no seu corpo. Quem revela  a verdade é a emoção e não o pensamento. Essa verdade é a referente ao estado da sua mente naquele momento. Suas formas-pensamento sempre estarão refletidas em seu corpo. Observe isso. Aprenda com as manifestações corporais, aprenda com as dores e o mal estar. Agora você é o observador, observadora. 
Tente entender por meio deste exemplo:
  Você está dirigindo por uma estrada, uma longa estrada. De repente percebe que a luz no painel está acesa ou piscante, alertando que sua gasolina está chegando ao final. A princípio aquilo lhe irritará, mas pense um pouco. É como se seu carro estivesse falando com você. Ele está dizendo: "Ei Fulano, se não quiser ficar parado nesta estrada, você precisa parar em um posto de gasolina agora mesmo. Ou terá que chamar um guincho. O que você prefere?" 
  Se você for ao mecânico e pedir que essas luzes no painel não se acendam mais, ele fará isso para você. No entanto, você não está resolvendo o problema, está contornando e as consequências serão piores. Isso tudo parece bastante lógico, não é? Agora tente comparar o carro com o seu corpo.
O que você sente no seu corpo é exatamente está luz no painel. Quando sente uma determinada dor ou mal estar, seu corpo acendeu a luz. Ela está piscando e falando com você: "Ei Fulano, se não parar de fazer isso ou aquilo, sua saúde vai piorar. Se continuar pensando isso ou aquilo as consequências serão mais graves. O que você prefere?"
  A nossa primeira reação em relação a uma dor ou mal estar é lutar contra eles, como se fossem nossos inimigos. Mas, na verdade, eles são nossos aliados e estão nos informando que há algo errado. Muitas vezes algo que poderíamos ter evitado, mas não o fizemos, porque não observamos. Os sintomas no seu corpo estão auxiliando você. Estão dizendo que ainda há tempo e que você pode fazer algo a respeito. Preste atenção no seu corpo, na mínima manifestação. Você aprende muito com o sintoma. Não lute contra ele, isso só lhe deixará frustrado. Sinta-o, pense sobre ele, se pergunte porque isso está acontecendo. Lembre o que estava pensando ou fazendo quando o mal estar se manifestou. Quando você entender as manifestações poderá evitá-las. Quando suas formas-pensamento mudam, quando suas atitudes mudam, os reflexos no seu corpo mudam.
Pense: nunca se pegou rindo sozinho na rua porque lembrou de uma piada? É seu corpo respondendo a sua lembrança, ao seu pensamento. É a reação do corpo a nossa mente.
Seja o observador. Apenas tente, você não se arrependerá.

Comentários:

Postar um comentário