quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Quinto Chakra

   O quinto chakra (chakra laríngeo ou chakra da garganta) está localizado sobre a glândula tireóide e a laringe. As questões emocionais que influenciam este chakra envolvem o modo como optamos por exercer a nossa vontade pessoal. Existe um uso correto da vontade: "Faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem para você". A força da nossa vontade pessoal é medida não pela dureza com que impomos a nossa vontade aos outros, mas sim pela nossa eficácia em dominar nossa força de vontade para podermos controlar e disciplinar a nós mesmos. A autodisciplina é de fato o verdadeiro teste da vontade do indivíduo. 
   Bloqueios crônicos no chakra da garganta podem provocar o aparecimento de doenças físicas na glândula tireóide, tais como hipotireoidismo e tireoidite auto-imune (uma inflamação da glândula tireóide que está relacionada ao sistema imunológico). Curiosamente, uma das principais características do hipotireoidismo é a fadiga e a falta de motivação, exatamente o oposto da autodisciplina.
   Inversamente, um acúmulo de energia no chakra da garganta poderia levar a uma condição de excessiva atividade da glândula tireóide conhecida como hipertireoidismo, na qual há excesso da produção de hormônios tireoidianos.
   O chakra da garganta é também o centro a partir do qual falamos  a nossa "verdade", aquilo em que acreditamos ou consideramos verdadeiro com relação a nós mesmos e ao mundo. O uso da voz para expressar constantemente críticas, fofocas negativas ou julgamentos duros acerca de outras pessoas pode, às vezes, produzir efeitos deletérios sobre o chakra da garganta.
   Como o centro da garganta é o centro da vontade, uma "falta de força de vontade" pode levar a vários tipos de problemas relacionados com o abuso de substâncias - incluindo diversas drogas, álcool ou alimentos e, até mesmo, a prática compulsiva de jogos de azar. Uma vontade disciplinada pode ajudar-nos a escolher melhor os alimentos que ingerimos, a adotar um regime regular de exercícios, a praticar regularmente meditação e a dirigir nosso pensamento de modo a atrair mais energias positivas para a nossa vida.



Comentários:

Postar um comentário